10.12.10

Delhi International Arts Festival



Feature of the week is representing the preview on the entire festival program of CologneOFF VI to be presented in the framework of the venue of the week – Delhi International Arts Festival – by The Academy of Electronic Art in New Delhi under the title: “Edgelogue” - date 11-12 December 2010 location: Alliance Francaise. New Delhi.

Artists: António Olaio, Fernando José Pereira, Francisco Queirós, João Pombeiro, José Maçãs de Carvalho, Margarida Paiva, Maria Lusitano, Paulo Mendes, Susana Mendes Silva, Vasco Araújo.

Co-Production: Videolab / Fonlad / Cologne Off.

27.5.10

Festival On Line de Artes Digitais #6



MOSTRA DE VÍDEO ARTE PORTUGUESA
(parceria
Fonlad / Videolab / New Media Fest 2010 / Bienal de Porto Santo)

Galeria Ícone
29 de Maio, 22 horas.
Pátio da Inquisição, Coimbra.

Comissários:
Pedro Almeida, Sérgio Gomes

Artistas:
António Olaio, Fernando José Pereira, Francisco Queirós, João Pombeiro, José Maças de Carvalho, Maria Lusitano, Margarida Paiva, Paulo Mendes, Susana Mendes Silva, e Vasco Araújo.

18.5.10

12.1.10

Tonguetwisters & Lovesongs


Como enfrentar a máquina? Tonguetwisters & Lovesongs introduz uma subversão ao processo comunicativo ao provocar distorções do discurso pelo uso de jogos formais de palavras - tonguetwisters - recolhidas na oralidade da tradição popular e colocadas num sistema de automatização asséptico e artificial. É neste confronto entre a expressão da linguagem natural e a abstractização da máquina que o artista lança uma espécie de desafio. Movimentando-se entre o espaço de mediação da percepção e compreensão dos significados e a artificialização das relações humanas, João Pombeiro, revelando mecanismos de instrumentalização e hibridização do mundo, desenvolve uma consciência antropológica e histórica da sociedade em transformação. O recurso a um sistema de projecção de conteúdos, apresentados de modo a sobre estimular o sentido óptico e auditivo, oferece expressão formal à palavra, que, neste trabalho, é igualada à preponderância da imagem. O observador vê-se envolvido num processo de comutação entre a percepção e a actividade cerebral, entre o que consideramos o sentido das palavras e a volatilidade dos significados, tornando dúbias e herméticas as representações mentais. A adopção deste sistema de informação desloca as referências habituais da esfera das relações humanas e esvazia de sensibilidade a experiência comunicativa, que é gerada artificialmente e reduzida a um conjunto de caracteres informáticos. A experiência do cultural e do social transforma-se num processamento artificial de informação que alcança uma variante probabilística, sem dimensão afectiva e desarticulada de subjectividade, cujo resultado é a desconexão do significado com o seu referente real e visível.


Texto: Patrícia Barreira, 2010




Inauguração:
14 de janeiro de 2010, às 21h30

Patente até:
23 de janeiro de 2010

Local:
NOGO, AGREGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR
Pátio da Galega 20-22 (junto ao 118 da Rua da Boavista) Santos, Lisboa