'Eu podia fazer isto" é uma expressão frequentemente proferida em exposições de arte contemporânea. O quebrar das convenções que associamos à arte é uma das características mais marcantes da sua história nos últimos 100 anos. Arte é, segundo Julian Stallabrass," uma zona de liberdade, fora do carácter mundano e funcional do quotidiano, fora das suas regras e convenções". Mais do que a perfeição técnica, a prática artística contemporânea procura transgredir os sistemas de valores estabelecidos (sejam estes artísticos, políticos ou económicos e sociais). Este quebrar das regras implica, consequentemente, um questionamento da realidade mais mundana e um afastamento do sistema vigente. Desta forma, a arte (com as suas transgressoras e inovadores obras), à primeira vista, distancia-se do seu público.
Esta exposição quer pensar o contemporâneo, mas não no sentido de o explicar. Desta forma, não é uma mostra que irá responder à pergunta "o que é afinal a arte contemporânea?". Quer antes colocar questões sobre as ideias convencionadas e pré-concebidas em torno da arte. Quer propor um ir além da primeira vista. Hoje em dia, estabelecer uma relação com uma obra de arte tem que passar pelo seu questionamento. Perante um trabalho, o espectador deve ser estimulado a colocar questões, mais do que se a contemplar passivamente.
Apresentada numa instituição de ensino, esta exposição centrar-se-á no levantar de questões enquanto o elemento centralizador e agregador de um conjunto de obras de artistas portugueses e estrangeiros. O resultado quer ser uma experiência de provocação, encontro, discussão e sobretudo de pensamento.
ARTISTAS: Armanda Duarte, Carlos Correia, Carla Cruz, Cecília Costa, Cesare Pietroiusti, Erwin Wurm, Fernando Calhau, Freek Wambacq, Isabel Baraona, Jaroslaw Flicinski, Jorge Nesbitt, João Ferro Martins, João Marçal, João Paulo Feliciano, João Pedro Vale, João Pombeiro, Joseph Kosuth, Marcelo Costa, Mauro Cerqueira, Nicolás Robbio, Nuno Sousa Vieira, Rui Valério, Susanne Themlitz, Yonamine.
CURADORA: Filipa Oliveira
De 7 a 29 de Abril
Espaço Atmosferas
Rua D. Luís I, n. 6
1200 Lisboa
1200 Lisboa
Horário
Segunda a Sábado
das 14h às 20h