15.11.13
25 Frames por Segundo - Festival IN
A Fundação PLMJ apresenta, no contexto do Festival IN, a mostra “25 Frames por Segundo: Vídeos da Colecção da Fundação PLMJ”, a decorrer na Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações), de 14 a 17 de Novembro, entre as 14h e as 23h.
Lisboa, 4 de Novembro – A Fundação PLMJ apresenta a mostra “25 Frames por Segundo: Vídeos da Colecção da Fundação PLMJ”, a decorrer na Feira Internacional de Lisboa, de 14 a 17 de Novembro, entre as 14h e as 23h. Este projecto promove-se no contexto do Festival IN, um evento que agrega os múltiplos sectores das indústrias criativas.“25 Frames por Segundo” reúne 42 obras de igual número de artistas portugueses, projectadas em sessões contínuas numa “caixa negra” construída para o efeito. De entre os participantes, destacam-se Helena Almeida, Jorge Molder, Julião Sarmento, António Olaio, José Maçãs de Carvalho, Miguel Soares, Rui Toscano, João Tabarra, Ana Rito, João Pombeiro, Maria Lusitano, Pedro Barateiro, João Onofre, Filipa César e Rita Sobral Campos. Como um “A a Z”, este projecto passa em revista a actual produção nacional neste meio de expressão.
A colecção de arte contemporânea portuguesa da Fundação PLMJ distingue-se pela política de aquisições gizada. O acervo edificou-se com sentido prospectivo e um critério extensivo; assim, traça uma panorâmica das tendências estéticas existentes, tanto sinalizando autorias consolidadas como acompanhando, sistematicamente, as práticas emergentes. O acervo compreende não só pintura, desenho e escultura, meios de expressão comuns em acervos privados, mas também fotografia e vídeo, disciplinas com carácter inovador. A aquisição de vídeos por parte da Fundação PLMJ começou em 2005. Este espólio tornou-se, entretanto, o maior e o melhor do nosso país. Os artistas que empregam o vídeo definem-se pela diversidade de trajectórias e interesses. Assim, o conjunto de obras adquiridas pela Fundação PLMJ revela a pluralidade de abordagens ao vídeo verificadas em Portugal.